ISS Uniprofissional do RJ

Por Pedro Navarro, Danilo Botelho e Karoline Magalhães

O Advogado Pedro Navarro e o Advogado Danilo Botelho comentam sobre ISS Uniprofissional do RJ, junto a Advogada Karoline Magalhães do escritório NBNK.

Originalmente, a Lei do Município do Rio de Janeiro nº 3.720/04, em seu artigo 5º, praticamente repetia – como não poderia ser diferente – o texto do Decreto-Lei Federal nº 406/68 acerca da tributação das sociedades uniprofissionais.

Contudo, o artigo 6º, e seus incisos, já naquela versão da Lei Municipal (que produziu efeitos até 31/12/2014) alargava indevidamente os requisitos da Lei Nacional do ISS (Decreto-Lei Federal 406/68), e indicava 05 (cinco) hipóteses nas quais as sociedades estariam impedidas de usufruir do ISS fixo.

Da mesma forma, as novas alterações introduzidas pela Lei Municipal 5.739/14 na Lei Municipal 3.720/04 (que reordenou e adicionou mais 04 incisos ao artigo 6º) também extrapolaram os mesmos limites estabelecidos pelo Decreto-Lei Federal no 406/68.

Isto porque a Lei Federal Nacional (artigo 9º, § 3º, do Decreto-Lei Federal no 406/68, com a redação dada pela Lei Complementar Federal no 56/87) exige tão somente que o contribuinte preencha os seguintes requisitos para fazer jus ao ISS fixo: que o mesmo “preste serviços em nome da sociedade, (…) assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicável”.

Apesar da clareza do texto da Lei Federal Nacional, o legislador do Município do Rio de Janeiro decidiu – em desacordo com a Norma Federal Nacional – alargar ilegitimamente o número de exigências que os contribuintes devem preencher para se enquadrar no ISS uniprofissional.

Tecnicamente, o legislador municipal deveria cingir-se a reproduzir o texto do artigo 9º do Decreto-Lei no 406/68 (como já consta do artigo 5º da Lei Municipal 3.702/04), já com a redação da Lei Complementar Federal no 56/87, sem alterar, introduzir, detalhar ou expandir o texto normativo.

Ora, somente uma nova Lei Complementar Federal, de âmbito Nacional, poderia ter introduzido 09 (nove) incisos no Decreto-Lei no 406/68, legitimando assim modificações introduzidas pela Lei Municipal no 5.739/14 no artigo 6º da Lei Municipal no 3.720/04.

Para os sócios Pedro Navarro Cesar, Danilo Botelho dos Santos e Karoline de Carvalho Magalhães:

Parece-nos incontroverso que o legislador local do RJ extrapola os limites impostos pela Lei Federal Nacional quando decide criar maiores restrições ao ISSQN fixo. Por estas razões, o artigo 6º da Lei Municipal nº 3.720/04 (seja em sua redação original, seja com a redação dada pela Lei Municipal nº 5.739/14) padece de flagrantes vícios de legalidade, na medida em que deixa de literalmente copiar os requisitos impostos pela Lei Federal Nacional, e decide, de forma isolada e ilegítima, ampliar indevidamente o escopo de requisitos para a fruição do benefício fiscal, restringindo demasiadamente o direito dos contribuintes”.

Advogado Danilo Botelho Advogado Pedro Navarro ISS Uniprofissional fazer RJ

Danilo Botelho dos Santos Advogado, com formação Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Ex-consultor jurídico da Secretaria de Estado de Integração Governamental, Ex-integrante do corpo jurídico da Petrobras Distribuidora S.A, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.

Fazer um comentário